2 de agosto de 2009

[EBP-Veredas] Agenda de Atividades Delegação Paraíba - EBP




AGENDA DE ATIVIDADES - 2º semestre
A Delegação Paraíba da Escola Brasileira de Psicanálise apresenta à comunidade sua proposta de ensino e transmissão para o segundo semestre desse ano.
O esforço dos que compõem a DPB tem sido o de buscar uma definição psicanalítica de ensino, enquanto separada do discurso universitário, inspirados no ensino de Sigmund Freud e Jacques Lacan.
Lacan nos deixa indicações precisas do rigor necessário à preservação do discurso analítico enquanto aquele que não pretende através do saber, tocar o real. Há uma opacidade inevitável do saber frente ao real, onde é preciso não esquecer que o real do gozo não pode ser completamente recoberto pelo discurso.
No entanto, a vertente epistêmica é um dos eixos da formação de um psicanalista e também uma maneira de propagar um discurso que se impõe ao sujeito como uma "escolha forçada...na falta de se deixar levar pelas ilusões dos outros discursos". (MILLER, J.A. Coisas de fineza - aula 02 - inédito),
É na Orientação Lacaniana portanto, que temos encontrado o espaço que mantém a tensão entre a formação e a transmissão como sendo algo que concerne ao particular de cada um, mas também ao de um coletivo que se espera poder estar à altura da garantia da sobrevivência da psicanálise no mundo.
Cassandra Dias Farias - Secretária de Biblioteca DPB
1 - Seminários
Seminário de Orientação Lacaniana - JP

Espaço destinado à discussão dos Cursos de Jacques-Alain Miller realizados na Universidade de Paris VIII, Departamento de Psicanálise, os quais inauguraram nas Escolas da AMP uma modalidade de trabalho intitulada de “Orientação Lacaniana”. Sob a égide deste significante, os membros da Delegação Paraíba, um a um, têm acompanhado este percurso e tirado as conseqüências de que um analista opera a partir de um trabalho com o seu inconsciente e com a causa analítica, como tem nos inspirado o Curso de 2008-2009, “Coisas de Fineza em Psicanálise”. Para este semestre, daremos continuidade ao referido Curso, contando com a participação dos colegas da Delegação e dos demais interessados que são tocados pelos ecos do trabalho desta Orientação em nosso estado.

Coordenação: Cleide Monteiro e Glacy Gorski
Quintas-feiras, mensal, 20:00
Próximo encontro: 06.08.09

Local: sala da DPB
Atividade aberta aos interessados e isenta de p
agamento

Informações: 9313 3208

Sint(h)oma e semblante - JP

Seminário Preparatório ao VII Congresso da AMP

Esse seminário, iniciado em abril de 2009, tem se proposto a trabalhar o ensino de Lacan na década dos anos 70 onde o semblante é recuperado na sua relação com o gozo. Essa relação não é sem problemas e o foco que orienta o estudo a ser realizado se dirige para o que na mulher, enquanto não-toda, representa de saber sobre a disjunção entre semblante e gozo, que só se equivalem na dimensão do discurso. Essa orientação encontramos no seminário de Lacan, ( De um discurso que não fosse semblante) a partir do que ele introduz sobre a mulher ser para o homem, o teste da verdade, “a única que pode dar lugar ao semblante como tal”( Lacan, Livro 18, p. 34).

Esse seminário seguirá nesse segundo semestre a orientação retirada do que podemos apreender do falo, na sua perspectiva de semblante, para a saída de uma análise para um homem e para uma mulher.

Os textos publicados em Papers tem sido trabalhados e continuarão a nos orientar na perspectiva da preparação para o próximo congresso da AMP em Paris em 2010

Coordenação: Margarida Assad

Quartas-feiras, quinzenal, 20:00

Local: sala da DPB

Próximo encontro: 13.08.09

Atividade aberta aos interessados e isenta de pagamento

O desejo do analista: novas formas de transferência - JP

Este seminário visa levantar algumas reflexões acerca da transferência e sua relação com as demandas atuais dos sujeitos cada vez menos implicados no desejo de saber do que lhes causam. Sujeitos tomados pela exclusividade do gozo e que buscam na análise apenas o que fazer para livrarem-se do efeito devastador desse imperativo, exigindo assim do dispositivo analítico uma nova forma do analista operar com o desejo e a castração.

Coordenação: Sandra Conrado
Sábados, mensais, 9:30 h

Local: sala da DPB

Início: 22.08.09

Atividade aberta aos interessados

Valor: R$ 10,00 (por encontro)

Informações: 9104 1168

Estudos Clínicos - JP

Proposta de uma discussão clínica de casos atendidos em consultório, instituições, ou mesmo situações onde a presença do analista provocou algum efeito trazendo conseqüências para um sujeito ou um contexto.

Coordenação: Margarida Assad
Quartas-feiras, mensal, 20:00

Local: sede da DPB
Início:26.08.09
Atividade restrita aos membros da DPB, incluindo os colegas de CG, e alguns convidados.

Estudos Clínicos - CG

Tendo como referência textos de Freud e Lacan, abordaremos temas relacionados à atualização da clínica lacaniana.
Coord. Glacy Gonzales Gorski

Terças-feiras: 20:00h mensal
Local: sala da DPB

Início: 18.08.09
Atividade restrita aos membros da Delegação

A Escola de Lacan - seminário institucional - JP
Atividade que se dirige para a política da formação do analista. Iniciaremos o estudo da temática sobre o final de análise e o ensinamento da psicanálise, adotando como texto de base para esse semestre, "Meu ensino " - Jacques Lacan.

Coordenação: Cassandra Dias Farias
Quintas-feiras, mensal, 20:00
Local: sala da DPB
Atividade restrita aos membros da Delegação.

A Escola de Lacan - seminário institucional - CG

Atividade que tem como foco, a formação do analista. Para tanto, traremos à discussão, textos institucionais de Lacan, assim como temas da atualidade no Campo freudiano (temas de Congressos, etc), pontos importantes referentes ao tema destacados por Miller em seu Seminário de Orientação Lacaniana, além de textos diversos de analistas da AMP concernentes ao tema, testemunhos de AEs, etc.

Coordenação: Mª Cristina Maia

Terças-feiras, mensal, 17:30

Início: 21.07.09
Local: sala

Atividade isenta de pagamento

.

2 - Núcleos de Pesquisa

Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Saúde Mental - JP

Espaço destinado à discussão de questões que envolvem a inserção da Psicanálise no contexto institucional. Este trabalho faz parceria com a Universidade Federal da Paraíba através do “Núcleo de Pesquisa em Psicanálise aplicada à Saúde Mental” (Clínica de Psicologia/UFPB), acolhendo estudantes e profissionais do ambulatório de psiquiatria do Hospital Universitário (HU) e dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS).

Coordenação: Cleide Pereira e Zaeth Nascimento
Quintas-feiras, quinzenal, 18:30
Próximo encontro: 23.07.09

Local: sala da DPB
Atividade aberta aos interessados e isenta de pagamento

Informações: 9313 3208

Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Medicina - NEPPSIM - CG
Coordenação Glacy Gorski
Coord adjunta Fernanda Leal
Seminário :
Corpo, sintoma e semblante
.
Neste seminário pretendemos abordar esta temática com a pespectiva de promover diálogos que possibilitem a interface entre a psicanálise, a medicina e as artes dando um especial enfoque à infância e à adolescência.
Coord. Glacy Gorski e Fernanda Leal
Local; Auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia - Antigo D' Art - UFCG -
Início: 11 de agosto de 2009
Terças feiras: 19:00h mensal
Atividade aberta aos interessados e isenta de pagamento

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Toxicomania - JP

Espaço destinado à reflexão, discussão e abordagem do fenômeno toxicomania, à luz da Orientação Lacaniana. Objetiva também tratar da perspectiva ética da psicanálise no tratamento da drogadicção, sobretudo em relação aos impasses institucionais no campo da Saúde Mental. Destina-se a todos que se interessam pela temática.

Coordenação: Cassandra Dias Farias

Segundas-feiras, quinzenais, 17:00

Local: sala da DPB

Próximo encontro: 03.08.09

Atividade aberta aos interessados e isenta de pagamento

Informações: 3246 6069 / 9372 3967

UNI DUNI TÊ - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre "A criança e o adolescente na contemporaneidade"

Caracterizado como Núcleo de Pesquisa e Estudo sobre a Criança e o Adolescente na contemporaneidade, o UNI DUNI TÊ funciona como experiência da articulação teoria e prática/clínica da psicanálise com crianças e adolescentes, tendo como pano de fundo, o dispositivo analítico e seus efeitos na subjetividade destes. No Núcleo, são discutidos temas diversos, tais como o desejo do analista, as novas formas de transferência e, sobretudo, os sintomas das crianças e dos adolescentes na atualidade, através de tres seminários.
Coordenação: Mª Cristina Maia e Sandra Conrado

1 - Seminário A criança, o adolescente e o discurso analítico - JP

Do trabalho realizado no semestre passado – o lugar da criança como objeto ao sujeito no dispositivo analítico: uma passagem responsável – desejamos, neste 2º semestre, seguir com a pergunta: como as crianças se introduzem no discurso analítico? Tomando o analista como aquele que opera com o imprevisível, pretendemos estudar e refletir acerca do trabalho do analista, quando possibilita, na invenção da criança – do seu brincar como recurso fundamental para o trabalho -, colocar o que do sujeito infantil é possível ao discurso analítico.
Coordenação: Sandra Conrado

Sábados, mensais, 9:30 às 13:00 h
Local: sala da DPB - João Pessoa
Próximo Encontro: 22.08.09

Informações: (83) 9104 1168 / 88949286
Atividade aberta aos interessados e isenta de pagamento.

2 - Seminário Brincar, repetir e elaborar; o trabalho infantil - JP

Seminário em andamento. Enfatizando o brincar como recurso fundamental no trabalho analítico, vem tratando do lugar da criança na Psicanálise e na contemporaneidade. Se estenderá até outubro de 2009.

Coordenação: Vânia Ferreira
Última sexta-feira de cada mês, às 17:00 h.
Esta atividade está se realizando desde abril e irá até outubro de 2009.

Próximos encontros: 28/8; 25/09; 30/10.

Local: sala da DPB
Atividade isenta de pagamento.

Informações: 93050267

3 - Seminário Os sintomas da infância e da adolescência na contemporaneidade - CG

A partir de demandas surgidas dos componentes do Núcleo, após dedicar-se à temática da VIII Jornada da DPB, o estudo nesse semestre terá como foco "Os sintomas da infância e da adolescência na contemporaneidade".

Coordenação: Mª Cristina Maia

Terças-feiras, quinzenal, 17:30

Local: sala da DPB

Próximo encontro: 28.07.09

Atividade aberta aos interessados e isenta de pagamento


Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Psicose - CG

Desde 2001, voltado ao estudo e pesquisa da psicose sob a forma de Oficina de leitura, caracterizou-se como Núcleo de Pesquisa a partir de 2004. Desde o início, o Núcleo dedica-se a discutir textos de orientação lacaniana sobre a estrutura psicótica e suas manifestações, a partir do dia-a-dia da clínica, seja no consultório ou na instituição.

Neste 9° ano de dedicação ao tema, o Núcleo tem tido como foco de discussão, a Urgência na psicose, temática que irá prosseguir nos encontros do segundo semestre.
Coordenação: Mª Cristina Maia

Terças-feiras, quinzenal, 10:00

Próximo encontro: 21.07.09

Local: Clínica Dr. Maia - Av. Getúlio Vargas, 474

Informações: 9312 415

Atividade aberta aos interessados e isenta de pagamento

3 - Oficinas de leitura

Oficina de leitura - O Seminário, livro 20 - CG

A atividade proposta objetiva realizar uma leitura atenta, acompanhada de discussão sobre as elaborações que Jacques Lacan vem trazer no referido Seminário. O gozo é abordado em articulação com o significante, onde "o inconsciente, é que o ser, falando, goza". Na intersecção desses dois campos, Lacan coloca a questão da feminilidade, trabalhando a noção dialética de dois gozos a partir das fórmulas quânticas da sexuação. A ênfase da leitura será dada às questões pertinentes aos avanços trazidos por esse Seminário à sexualidade feminina e ao lugar e função que Lacan atribui ao amor.

Coordenação: Ana Claúdia Vasconcelos e Myrna Maracajá

Terças-feiras, quinzenal, 19:00

Local: sala da DPB

Retorno: 28 de julho

Valor: 10,00 por encontro

Atividade aberta aos interessados

Oficina de leitura - O Seminário, livro 07 - A ética da psicanálise - CG

A Oficina de leitura é aberta a interessados em psicanálise. Para o segundo semestre seguirá com a sublimação, onde fará conexões com a arte, envolvendo a literatura, o amor cortês e mais além, o paradoxo do gozo.

Coordenação: Ana Claúdia Vasconcelos e Alice Tocchetto

Segundas-feiras, quinzenal, 18:30

Local: sede da DPB

Valor: 10,00 por encontro

Próximo encontro: 03.08.09

Atividade aberta aos interessados

Informações: 8816 7098 ou 8823 6768

Oficina de leitura - Psicanálise e Educação - CG

Coordenação: Roseana Cavalcanti

Segundas-feiras, quinzenal, 18:30

Local: IPEN - Av. Rio Branco - Centro

Valor: 10,00 por encontro

Atividade aberta aos interessados

4 - Atividades da Biblioteca

Psicanálise na cidade

Atividade itinerante que tem como propósito circular em diversos pontos da cidade lançando um debate a respeito da interface da Psicanálise com vários campos do saber: Psicanálise e Educação, Psicanálise e Música, Psicanálise e Literatura, Psicanálise e Filosofia, etc.

Coordenação: Lourdes Aragão e Zaeth Nascimento
Terças-feiras, mensal, 19:00

Início: 15.09.09 com o tema Psicanálise e educação: o builling nas escolas

Local: UFPB

Atividade aberta aos interessados e isenta de pagamento

Cinema na Escola - CG

Atividade mensal, com participação aberta a pessoas ligadas à psicanálise e outras áreas do conhecimento, que estejam interessadas nos temas de psicanálise, cinema e arte. A cada sessão haverá debate participativo com direção de um convidado pertencente à EBP.

Coordenação: Alice Tocchetto

Sextas-feiras, mensal, 16:00

Valor: R$ 5,00 por encontro

Cinema na Escola - JP

Esta atividade tem como proposta convidar alguém da área da psicanálise e de campos afins para dialogar com o público presente a partir de filmes previamente selecionados, provocando assim uma interlocução entre esses dois modos privilegiados de discurso onde se vivenciam os impactos da linguagem, das imagens, do olhar e da voz sobre os corpos.

Coordenação: Maria de Lourdes Aragão

Sábados, mensal,16:00h

Início: 20 de agosto de 2009

Local: Sede da DPB

Valor: 5,00 por encontro

O filme será divulgado posteriormente

5 - Os Cartéis

O cartel é um dispositivo, criado por Lacan (1964), que obedece a lógica de um impossível de se transmitir; lógica experimentada no principio freudiano do impossível de governar, analisar e educar; lógica que suspende as identificações e a mestria porque põe em jogo o real do ensino no coletivo: é impossível a todos saber da mesma forma.

Faz-se cartel no um a um e por isso, com um mais-um que se conta, mas não se soma. Ao contrário, o mais-um serve ao cartel se puder furar o efeito de cola do grupo. Este, podendo ser qualquer um, deve ser escolhido por seu elo com a Escola e zelar pelo trabalho dos demais, ali onde ele também está implicado.

O que se deseja com o cartel? Um produto, desde que este produto seja tomado pela relação que cada cartelizante mantém com a causa analítica e pela forma como experimenta, com seu sujeito, sua relação com a transmissão que deve ser posta a céu aberto com a dissolução do cartel em um ou no máximo dois anos.

Foi com essa invenção que Lacan impetrou, neste dispositivo, uma coalescência com o trabalho da Escola quando adotou o critério de que em ambos possa se garantir o saber como não-todo.

Aos que desejam fazer cartel, enviem para delegacaoparaiba@yahoo.com.br nome completo, tema de interesse a investigar, email e telefone. Entraremos em contato quando 4 se inscreverem num tema comum.

Sandra Conrado

Responsável pelos Cartéis da EBP na Paraíba


6 - Eventos da DPB

Encerramento do curso "A clínica na Saúde Mental"

Seminário Lições da loucura ou variações sobre o inconsciente a céu aberto

Alucinação, sujeito e objeto

Delírio, sintoma e laço social

Marcus André Vieira - Membro AMP / EBP - Rio de Janeiro

08 de agosto de 2009 - Campina Grande

Fórum de discussão "A clínica na Saúde Mental"

Outubro 2009 - João Pessoa

Semblantes e sinthoma - Encerramento das Atividades do Ano

Ana Lúcia Lutterbach Holck

Dezembro 2009 - João Pessoa


Nenhum comentário: